sexta-feira, 20 de julho de 2007

Nota bio-bibliográfica

Jorge de Oliveira é professor na Universidade de Évora onde coordena a Área de Arqueologia. Desde cedo elegeu o Neolítico e o Megalitismo como tema da sua investigação embora, por vicissitudes da vida, tenha trabalhado, algumas vezes contrariado, sobre outros períodos históricos. Ainda que sedeado em Évora por motivos profissionais dirigiu sempre a sua investigação para o megalitismo do distrito de Portalegre e Extremadura espanhola, ainda que tivesse realizado algumas incursões pontuais nos concelhos de Évora e Mourão.


Da sua bibliografia destacam-se:
- Oliveira, Jorge de (1995); Sepulturas Megalíticas del Termino Municipal de Cedillo - Província de Cáceres- Edicion del Ayuntamiento de Cedillo, Cáceres.
- Oliveira, Jorge de (1997); Monumentos Megalíticos da Bacia Hidrográfica do Rio Sever, 1º Vol. - edição bi-lingue, patrocinada pelas Câmaras de Marvão, C. de Vide, Nisa, V. de Alcântara, Herrera de Alcântara e Cedillo e pela Delegação Regional do Ministério da Cultura, Ed. Colibri, Lisboa.
- Oliveira, Jorge de (2006); Património Arqueológico da Coudelaria de Alter, Ed. Colibri / Universidade de Évora, Lisboa.
- OLIVEIRA, Jorge (1996); “Datas absolutas de monumentos megalíticos da bacia hidrográfica do Rio Sever”, Actas do 2º Congreso de Aqueologia Peninsular, Zamora.
- OLIVEIRA, Jorge (1996); “As pequenas antas de Montalvão e Cedillo”, Actas do I Colóquio Internacional sobre Megalitismo de Monsaraz, C.M. de Reguengos de Monsaraz e UNIARQ, Lisboa.
- OLIVEIRA, Jorge; OLIVEIRA, Clara (1999); “Continuidade e Rupturas do Megalitismo no Distrito de Portalegre”, Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular, Vol III, ADECAP, Porto.
- OLIVEIRA, Jorge (1999); “Economia e Sociedade dos Construtores de Megálitos da Bacia do Sever”, Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular, Vol III, ADECAP, Porto.
- OLIVEIRA, Jorge de; OLIVEIRA, Clara (2000); “Menires do Distrito de Portalegre, Extremadura Arqueológica”, Número Especial de Homenagem a Elias Diegués, Cáceres.

Sem comentários: